quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aspectos Culturais e Históricos da Colômbia

Cultura:
A cultura da Colômbia resulta essencialmente da mestiçagem cultural dos povos nativos com a influência colonizadora espanhola. A religião toma um aspecto muito importante na definição da identidade cultural do país: 95% da população é católica. Muito do que pode ser dito sobre os hábitos culturais deste país.

Histórico:
Independência:
Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura, fundou a República da Grã-Colômbia.
O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e constituem duas repúblicas separadas. é também aplicável a outros países da América Latina.

Aspectos Históricos e Culturais do EUA

Os Estados Unidos celebram o seu dia da independência a 4 de julho de 1776, quando as Treze Colônias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris. Os Estados Unidos adotaram sua atual Constituição em 1789, que estabeceu a estrutura básica do governo americano. Desde então, a nação gradualmente desenvolveu-se, tornando-se uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer grande influência econômica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.A economia dos Estados Unidos da América está organizada segundo o modelo capitalista e é marcada por um crescimento constante de longo prazo, baixa carga tributária, mesmo para os padrões dos países desenvolvidos, baixas taxas de desemprego e de inflação, embora tenha apresentado nos últimos anos um grande déficit, tanto de balança comercial quanto de orçamento de seu governo. A economia dos Estados Unidos pode ser vista como a mais importante e influente do mundo em tempos atuais. Vários países indexaram as suas moedas ao dólar, ou chegam mesmo a usar a moeda americana como sua moeda oficial, e os mercados de capitais americanos são em geral vistos como indicadores da economia mundial.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Aspecto Econômico da Colômbia

A Colômbia é o terceiro país mais rico da América do Sul, atrás apenas de Brasil e Argentina.
É também um dos países mais ricos em recursos naturais da América do Sul. Entre os principais produtos exportados figuram petróleo, carvão – com as maiores reservas da América Latina - café, cana-de-açúcar, ouro, esmeraldas – primeiro produtor mundial -, produtos químicos e têxteis e couro.
Porém, sua exportação mais significativa, apesar de ilegal, está ligada ao narcotráfico. O país é o primeiro produtor de maconha do continente, o principal processador de folhas de coca provenientes do Peru, Equador e Bolívia, e o primeiro exportador de cocaína para os Estado Unidos. A cifra dos negócios do narcotráfico está estimada em 6 bilhões de dólares ao ano, o que corresponde a 10% do PIB.
O setor agrícola tem produção diversificada, com culturas de café, cana-de-açúcar, banana, milho, tabaco, algodão, legumes, frutas e flores, com crescente exportação nos últimos anos.

Economia dos Estados Unidos

Agricultura:
A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional. O excesso é exportado. Os Estados Unidos são um dos maiores exportadores de produtos agrícolas do mundo

Pecuária:
Os Estados Unidos possuem o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo, atrás somente do Br
Mineração:
Os Estados Unidos é um grande país. Como tal, o país possui grandes e vários depósitos de numerosos recursos naturais dentro de seus limites territoriais. O valor dos recursos naturais minerados ou extraídos nos Estados Unidos é o segundo mais alto do mundo - somente atrás da Rússia. Embora somente a mineração por si componha apenas uma pequena parcela do PIB (4%) e do número de trabalhadores empregados (0,5%), a mineração é um fator-chave em outros setores da economia americana - especialmente a indústria de manufaturação.asil(a Índia possui a maior população bovina do mundo, embora por motivos religiosos este gado não é utilizado para fins comerciais). Os Estados Unidos possuem aproximadamente 103 milhões de cabeças de gado bovino. Além disso, o país possui também grandes rebanhos suínos (aproximadamente 55 milhões de cabeças) e ovinos (38 milhões de cabeças). Galinhas e outros aviários são criados primariamente nos Estados do centro-sul e do sul do país.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Taxa de Mortalidade dos EUA

WASHINGTON, 19 abr (AFP) - O número de falecimentos nos Estados Unidos baixou 2% em 2004 em relação a 2003, o que representa a maior queda em 70 anos, revelam dados preliminares do governo federal publicados nesta quarta-feira.Este retrocesso foi atribuído, sobretudo, a uma redução das três principais causas de mortalidade no país: problemas cardiovasculares (-6%), câncer (-3%) e ataques cerebrais (-6,5%), informou o Centro Nacional de Estatísticas da Saúde (NCHS).Em 2004 nos Estados Unidos morreram 2,39 milhões de pessoas, 49.945 a menos que em 2003.

Taxa de Natalidade e Mortalidade da Colômbia

Crescimento da população: 1,46% ao ano
Taxa de natalidade: 20,48‰
Taxa de mortalidade: 5,58‰ Mortalidade infantil: 20,35‰
Fertilidade: 2,54 crianças por mulher
Expectativa de vida: total - 71,99 anos homens - 68,15 anos mulheres - 75.96 anos Grupos étnicos: mestiço 58%, branco 20%, mulato 14%, negro 4%, índio 1% Religião: Católica Romana 90% Idioma: espanhol 92,5% da população com de 15 anos alfabetizada (2003 est.)

Taxa de Natalidade dos EUA

A população: Dos Estados Unidos da América foi estimada pelo Gabinete do Censo para o dia 16 de Janeiro de 2005 em 295.267.686 habitantes. Esta população mais do que triplicou durante o século XX, de um número de cerca de 76 milhões em 1900, a uma taxa média de crescimento anual de 1.3%. No século XIX, o crescimento foi muito maior, em 1800, a população era de apenas 4.9 milhões, se multiplicando por um fator de 16 em apenas 100 anos.
A sua população é muito diversa, devido às sucessivas vagas de povoação, como se pode verificar da sua história e é classificada pelo governo federal em raças e grupos étnicos, “para efeitos de estatística” apenas.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os três Poderes dos EUA:

O Poder judicial:
Poder judiciário é um dos três poderes do Estado moderno na divisão preconizada por Montesquieu em sua teoria da separação dos poderes.
Ele possui a capacidade de julgar, de acordo com as leis criadas pelo Poder Legislativo e de acordo com as regras constitucionais em determinado país. Ministros, desembargadores e Juízes formam a classe dos magistrados (os que julgam). Há ainda, nos países com justiça privada, o Tribunal Arbitral composto de Juízes Arbitrais, Conciliadores e Mediadores. No Brasil os Juízes Arbitrais são considerados juízes de fato e de direito e a Lei 9.307/96 regulamenta o funcionamento desses tribunais privados, muito comum nos países de "primeiro mundo".

O Poder Executivo:
È um dos poderes governamentais, segundo a teoria da separação dos poderes cuja responsabilidade é a de implementar, ou executar, as leis e a agenda diária do governo ou do Estado. De fato, o poder executivo de uma nação é regularmente relacionado ao próprio governo. O poder executivo pode ser representado, em nível nacional, por apenas um órgão (presidência da república, no caso de um presidencialismo), ou pode ser dividido (parlamento e coroa real, no caso de monarquia constitucional)
O poder executivo varia de país a país. Nos países presidencialistas, o poder executivo é representado pelo seu presidente, que acumula as funções de chefe de governo e chefe de estado. Nos países parlamentaristas, o poder executivo fica dividido entre o primeiro-ministro, que é o chefe de governo, e o monarca (geralmente rei), que assume o cargo de chefe de estado. Em regimes totalmente monárquicos, o monarca assume, assim como o presidente, as funções de chefe do governo e do Estado.

O poder legislativo:
È o poder de legislar, criar leis.
No sistema de três poderes proposto por Montesquieu, o poder legislativo é representado pelos legisladores, homens que devem elaborar as leis que regulam o Estado. O poder legislativo na maioria das repúblicas e monarquias é constituído por um congresso, parlamento, assembléias ou câmaras.
O objetivo do poder legislativo é elaborar normas de direito de abrangência geral (ou, raramente, de abrangência individual) que são estabelecidas aos cidadãos ou às instituições públicas nas suas relações recíprocas.
Em regimes ditatoriais o poder legislativo é exercido pelo próprio ditador ou por câmara
legislativa nomeada por ele.

Organização Política da Colômbia

A Colômbia é uma república onde o poder executivo (presidência da República) domina a estrutura de governo. O presidente, eleito por voto popular em conjunto com o vice-presidente para um único mandato de quatro anos, serve tanto como chefe de estado como chefe de governo.

Organização Política dos EUA

POLÍTICA:Forma de governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 50 estados e o distrito de Colúmbia.

Principais partidos: Democrata (DP), Republicano (RP).

Legislativo: bicameral - Senado, com 100 membros (um terço renovável a cada 2 anos); Casa dos Representantes, com 435 membros. Ambos eleitos por voto direto para mandatos de 6 e 2 anos, respectivamente.

Constituição em vigor: 1789 (primeira e única).
Territórios sob sua administração: Porto Rico, Ilhas Marianas do Norte, Atol Johnston, Guam, Ilhas Wake, Ilhas Midway, Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hidrografia da Colômbia

Os rios mais importantes da Colômbia são o Magdalena e seu tributário, o Cauca, que nascem no altiplano dos Andes, junto do Equador. O Madalena deságua no mar das Antilhas, perto de Barranquilla. Aproximadamente na metade de curso de 1.528km perde-se numa vasta rede de planaltos (ciénagas), lagos e lagoas. O Cauca, parcialmente navegável, apresenta areias auríferas que são exploradas desde 1909. O Atrato e o Sinú também correm para a costa norte e são ambos navegáveis. Entre os rios da costa do Pacífico, mais curtos, destacam-se principalmente o Truandó e o Salaqui. Dentre os rios das grandes planícies ocidentais, que deságuam no Orinoco e no Amazonas, sobressaem o Meta, o Guaviare, o Vaupés e o Caquetá.

Relevo da Colômbia

O Relevo da Colômbia tem as seguintes características: planícies costeiras; cordilheira dos Andes (de N a S); bacias hidrográficas a L (Amazônica e do Orinoco) (60% do território).
Na Colômbia, onde têm sua extremidade norte, os Andes dividem-se em três ramos principais: as cordilheiras Ocidental, Central e Oriental.

Clima da Colômbia

O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestade, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística.

Vegetação da Colômbia

A Vegetação da Colômbia envolve o conjunto de espécies vegetais espalhadas pelo território colombiano. A floresta tropical recobre as encostas e vales das cordilheiras, grande parte das planícies da costa norte e a porção meridional das planícies orientais.

quarta-feira, 13 de maio de 2009


A Colômbia é um país da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia, no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico.
A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possuindo três fronteiras terrestres, duas com o Canadá, e uma com o México, sendo que o restante do país faz fronteira com o Oceano Pacífico, o Mar de Bering, o Oceano Ártico, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Dos 50 Estados americanos, o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48 Estados, nem entre si.